Profa. Dra. Ana Cristina Champoudry Nascimento da Silva
Universidade Federal do Maranhão
Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP, na área de concentração Educação, Linguagem e Psicologia, nos anos de 2023 e 2012. Possui especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2010) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1999). Professora Adjunto I do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde ministra as disciplinas de Leitura e Escrita Acadêmica e Estudos Comparados em Educação no curso de Pedagogia e Psicologia da Educação em outros cursos de Licenciatura. Coordena o Grupo de Pesquisa em Linguagem, Aprendizagem e Formação de Professores-GPLAFORP (UFMA/CNPQ). Atualmente, desenvolve a pesquisa, em rede UFMA/UEMA, “Leitura e escrita na formação de professores em universidades maranhenses”(Edital PIBIC nº 06/2025-2026). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de Aprendizagem, Ensino e pesquisa sobre Leitura e Formação de Professores.
AtividadeMesa-redonda 1
Data15/10/2025
Horário14h30 às 16h
Profa. Dra. Dilercy Aragão Adler
Universidade Federal do Maranhão
Nasceu em São Vicente Férrer/MA/Brasil, em 07/07/50. É Psicóloga, Doutora em Ciências Pedagógicas, Mestre em Educação. Especializações: Em Sociologia e em Metodologia da Pesquisa em Psicologia. Psicóloga da Universidade Federal do Maranhão e Professora em Instituições de Ensino Superior. Publicou treze livros de Poesia, três livros acadêmicos, um biográfico e um de história infantil. Organizou treze Antologias poéticas e tem participação em mais de cem antologias nacionais e internacionais. Já recebeu vários prêmios, troféus e menções honrosas por trabalhos poéticos, acadêmicos e culturais. É associada do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão –IHGM desde 2007 e Presidente (quadriênio julho 2021-julho 2025), Membro fundador e Presidente (Biênio 2016-2017) da Academia Ludovicense de Letras – ALL, Presidente Fundador da Sociedade de Cultura Latina do Maranhão SCLM (1997 – 2018), Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil SCLB (2013-2024)Vice-presidente da Academia Maranhense de Trovas, Diretora de Educação Cívica e Cultural e Relações Públicas da ANVEFEB-MA, Delegada do Liceo Poético de Benidorm/Espanha no Maranhão entre outras instituições culturais nacionais e internacionais.
AtividadeMesa-redonda 3
Data16/10/2025
Horário14h30 às 16h
Profa. Dra. Lucélia de Moraes Braga Bassalo
Universidade do Estado do Pará
Doutora em Educação pela UNB – Universidade de Brasília, Mestre em Educação Brasileira pela UFC – Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunto da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Profa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – PPGED/UEPA. Realizou estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. É membro da Rede de pesquisa em Juventude no Brasil – REDEJUVE. Membro da Rede Juventude e Ensino Médio Rede JuvEM. Membro da rede International Research Network Documentary Method (https://www.hsu-hh.de/geiso/forschungsnetzwerk-dokumentarische-methode-mitglieder). Membro do Comitê Científico do GT 23 – Gênero, Sexualidade e Educação, da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação nos biênios 2021-2023 e 2023-2025. É coordenadora regional do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação Norte Nordeste – FEPAE NNE e é editora da Revista Cocar, periódico ligado ao PPGED/UEPA. Seus estudos e pesquisas se inscrevem no campo dos estudos sociológicos da educação voltando-se, principalmente para os seguintes temas: Educação, Gênero e Sexualidade; Juventude, relações de Gênero e Feminismo; Juventude e processos educativos em ambientes virtuais e espaços não escolares; Juventude, Ensino Médio e Projetos de Vida com ênfase na Pesquisa Qualitativa Reconstrutiva e no Método Documentário. É coordenadora do JEDS – Grupo de Pesquisa sobre Juventude, Educação, Gênero, Sexualidade e Sociabilidade, sediado na UEPA e membro do GERAJU – Grupo de Pesquisa sobre Gerações e Juventude, sediado na FE/UnB
AtividadeMesa-redonda 2
Data10/01/2025
Horário16:30 às 18:00
Profa. Dra. Maria Gislene Carvalho Fonseca
Universidade Federal do Maranhão
Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão.Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFMA-Imperatriz). Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais com estágio de Doutorado Sanduíche em Estudos Literários na Universidade de Vigo-Esp/Cátedra José Saramago (PDSE/Capes). Realizou estágio de pós-doutorado no PPGCOM/UFMG com pesquisa sobre atravessamentos de gênero na poesia de cordel. Mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com pesquisa na linha de Estudos da Mídia e Produção de Sentido. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFC). É pesquisadora na área de Gênero, Memória e Tradições. Tem interesse, ainda, nos temas Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Teorias da Comunicação, Epistemologias da Comunicação. Coordenadora do grupo de pesquisa Estudos em Tradição e Memória (EsTreMa), atuando na linha Gênero, Raça e Colonialidades. Membro dos grupos de pesquisa Insurgente (UFMG), do qual é uma das coordenadoras, e da Cátedra internacional José Saramago (UVigo). Com o grupo EsTreMa, integra as redes “Historicidades dos Processos Comunicacionais” e “Comunicação, Jornalismo e Colonialidades do Saber e do Poder”, contribuindo com pesquisas relacionadas a gêneros, sexualidades, corpos e relações de poder.
AtividadeMesa-redonda 3
Data16/10/2025
Horário14h30 às 16h
Profa. Dra. Maria Núbia Barbosa Bonfim
Universidade Federal do Maranhão
Professora Emérita da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciada em Pedagogia pela UFMA (1972), possui mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (1982) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento, Formação de Professores e Desenvolvimento Curricular. Atualmente, coordena o Projeto de Pesquisa intitulado A relação pedagógica no contexto cotidiano do currículo de cursos de licenciatura: as representações sociais de professores formadores, financiado pela FAPEMA e vinculado ao CIERS/Cátedra UNESCO de Profissionalização Docente – Fundação Carlos Chagas. Atua também como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA, na qualidade de participante do PROEPA/UFMA.
AtividadeMesa-redonda 4
Data16/10/2025
Horário16h30 às 18h
Profa. Dra. Michelle Nascimento Cabral Fonseca
Universidade Federal do Maranhão
Atriz, diretora e dramaturga. Artista- docente e pesquisadora permanente do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – PPGAC/UFMA e do curso de Licenciatura em Teatro do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Tem Pós-Doutorado em Artes Cênicas pela Universidad de Zaragoza-UNIZAR na Espanha. É Doutora em Comunicação Social pela PUC/RS e Mestra em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Bacharel em Artes Cênicas Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Encenação e Corporeidades – CENACORPO/CNPQ e, coordena os projetos de pesquisa Teatro e Intermidialidade – Dos Palcos à Tela da TV e o URBANITAS- Laboratório de Investigação Cênica em Teatro, Circo e Cidade. É fundadora da MiraMundo Produções Culturais onde atua na criação, montagem e circulação de espetáculos. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro de rua, circo, encenação, performance, linguagem audiovisual e estudos da recepção teatral.
AtividadeMesa-redonda 4
Data16/10/2025
Horário16:30 às 18:00
Profa. Dra. Olivia Morais de Medeiros Neta
Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Possui doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista Produtividade em Pesquisa – PQ 2/CNPq. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte exercendo o cargo de Pro-reitora Adjunta de Pesquisa (2023-atualidade). É professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Defensora da escola pública e sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Editora da Revista Brasileira de História da Educação (ISSN 2238-0094), Revista Brasileira de Educação (ISSN 1809-449X) e History of Education in Latin America – HistELA (ISSN 2596-0113). Vice-Ccordenadora do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE-ANPEd) e vice-coordenadora do Laboratório de História e Memória da Educação (Lahmed/UFRN). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em história da educação, teoria e metodologia da história, historiografia e educação profissional.
AtividadeMesa-redonda 2
Data15/10/2025
Horário16h30 às 18h
Profa. Dra. Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes
Universidade Federal da Bahia
Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia UFBA. Professora Adjunta (aposentada) da UFBA. Pesquisadora e extensionista na área de Educação, com ênfase em Educação em Sexualidade, Formação Docente, Educação a Distância, Memória e Relações de Gênero. Atuou também na UAB – Universidade Aberta do Brasil pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia e na Plataforma Freire pela UFBA. Associada Honorária da SBRASH – Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, sendo Diretora de Relacionamento nas gestões (2018/2019 e 2020/2022) e Membro do Conselho Deliberativo em várias gestões. Editora Associada da Revista Brasileira de Sexualidade Humana. Membro da Comisión de Educación y Formación Continua de FLASSES.(2018-2023). Presidente da Comissão Científica do XX Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana (em produção).
AtividadeMesa-redonda 1
Data15/10/2025
Horário14h30 às 16h
Profa. Dra. Valquiria Imperiano
Valquiria da Costa Imperiano nasceu em Jacaré/PB em 1953, filha de Rafael Imperiano da Costa e de Creuza de Abreu Imperiano. Atualmente adotou o nome de Valquiria Guillemin – Da Costa Imperiano após casamento com Marc Guillemin. Tem cidadania Suíça. Mora em Collonge Bellerive – Suíça desde 1997. Tem duas filhas, Luciana Imperiano Bodner e Marcela Imperiano Guedes Pimentel.
Tem licenciatura plena em letras/ português pela faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari Paraná – 1980. Cursou Francês no IFAGE/Genebra. É Pós – Graduada em Espiritualidade e Estudo da Consciência pela PUCRS (2024). É Mestranda em Ciências da Religião na Universitas Domuni na França. Entrou na faculdade letras/francês da UFSC/1997. Curso: de redação na UfSC/1997, de Teoria da Argumentação – Versão dos Topoi(1996)UFSC; Administração Escolar: Delegação de Funções e Burocracia (1983) no Departamento de Educação Cultura e Bem Estar/Mandaguari-Paraná; Formação Continuada para Professores da Rede Pública de Ensino/ Santa Cantarina (1994); Distúrbios da Linguagem Oral, Lida e Escrita – Departamento de Educação Cultura e Bem Estar/Mandaguari-Paraná (1984); C Educação Pré-Escolar – Departamento de Educação Cultura e Bem Estar/Mandaguari-Paraná (1982).
Foi orientadora educacional no Jardim de Infância Dra. Renata em Mandaguari PR. Foi professora na rede pública de Florianópolis e no Colégio Bardal, é escritora e jornalista. Professora de arte.
Organizou 12 antologias internacionais e concursos literários; promoveu: Exposição de arte em Genebra e no Brasil.
Divulgadora e pesquisadora de Maria Firmina dos Reis. Criou o Projeto “Ícones Memoráveis do Brasil” que homenageia e revive a memória de personagens que contribuíram para a relevância da literatura, cultura, arte e da ciência brasileira e nesse projeto já foram homenageados: Maria Firmina dos Reis, Gonçalves Dias e Paulo Freire.
Fundadora e presidente do Institut Cultive Suisse Brésil; diretora fundadora da Éditions Cultive. Fundadora e presidente do Institut Cultive Suisse Brésil; fundadora da Revue Artplus e da Revista Cultive. Professora privada de língua portuguesa para estrangeiro em Genebra. Tradutora de textos francês/português. Redatora e corretora de textos em português. Escritora de romance, poesia, conto, crônica e livros infantis.. Ganhadora de prêmio de melhor poesia 2013.
Livros publicados: Southend on the sea, Blurb – 2012; Cofre aberto, Editora Costelas Felinas, 2014; Espelho meu Espelho – Blurb 2014; A vingança dos Deuses, e-book- Éditions Cultive 2015; Navegando em Ondas Altas – Editora Helvetia – 2016; Le livre des petits mots, Editions Cultive – Genebra 2018; O rosa e o Azul, Editora Bortolini- contos e crônicas- 2017; Aimez les Animaux du Brésil- Editora Bortolini–coautora – 2017; O Jardim da Consciência – Éditions Cultive -2019; Neige à la recherche du soleil- Éditions Cultive/2024 (impresso e e-book). Sourire et Leolion (2019) (impresso e e-book), A Flor da Alma – Éditions Cultive (2025).
Embaixadora da Cultura Literária com honra e louvor emitido pela Academia de Letras do Brasil – SC, Cavaleira da Ordem Enclausurada do Torrão. Recebeu duas vezes o. Prêmio Editora Pragmata 2016; Prêmio de Honra e reconhecimento aos Melhores do ano 2017 pela Societé Civil Européen de Beaux Arts; Diploma de mérito no 5° Encontro Internacional de Culturas Lusófonas 2019; Prêmio Acima 2015; Prêmio de Excelência literária – Rebra 2015; Selo de Reconhecimento Juvenal Galeno 2019 com base no ato institucional n° 006 de 20 de fevereiro 2016; Prêmio de Honra ao Mérito da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina pelas atividades artísticos Literárias realizadas; Menção De Aplausos 2019 outorgado pela Câmera de Vereadores de Mandaguari/Pr. Prêmio Caruaru 2018; Prêmio Mandacaru. Diploma de honra ao Mérito Personalidade 2020, Troféu Mandacaru – Destaque Cultural – 2019, Prêmio Mérito Cultural 2018; Troféu Imprensa Sem Fronteiras – Mérito Cultural 2017; Diploma de Parceira Cultural pelos serviços prestados à Casa de Juvenal Galeno; Embaixadora da Cultura Literária com honra e louvor emitido pela Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, Comenda de Cheverny 2017; diplomas de Honra ao Mérito Cultural, Selo de Reconhecimento Juvenal Galeno.
Foi premiada pela sua escrita literária, primeiro lugar poesia – PRÊMIO LITERÁRIO GONZAGA DE CARVALHO discernido pela Academia de Letras de Teófilo Otoni – 2021; prêmio de excelência Literária -2015; Prêmio Menção Honrosa – categoria crônica, pela Academia da Internacional da União Cultural; prêmio Destaque Especial 2021 Maria Clara Machado; Destaque Literário da NALAP 2019; Destaque Cultural Melhores Poetas do Ano de 2012; Prêmio Mil Poemas para Gonçalves Dias; Ser Brasileiro (Noruega) 2014;
É membro da: Alto, Academia de Poesia Feminina do Paraná, IHGM, AILB, Centro Cultural do Ceará, Casa do poeta SP, ALAF, ALAS, APP- Lisboa, UBE -PE, AIUCLA, AIEB.
É artista plástica e escultora e designer de joias com ateliê em Genebra.
Exposições: Genebra, Lausanne, Vevey, Liechtenstein, Brasil, Espanha, Paris, Londres, New York, Portugal, Itália, Oslo.
AtividadeConferência de abertura
Data14/10/2025
Horário17 horas
Profa. Dra. Waléria de Jesus Barbosa Soares
Universidade Estadual do Maranhão
Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICAMP, com Doutorado Sanduíche pela Universidade do PortoPortugal. Mestra em Matemática pela Unicamp. Especialista em Ensino de Matemática pela UEVA, em Gestão Escolar pelo IBMEC-RJ, Em Cinema e Linguagem Audiovisual pela UGV-SP. Graduada em Matemática e Artes Visuais pela UFMA, Pedagoga pela UNIFRAN-SP; Professora Adjunta da UEMA, Professora do Mestrado PROFMAT- UEMA e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFMA. Professora e Coordenadora do Doutorado em Ensino Renoen-UEMA.
Diretora-geral da Regional do Maranhão da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM-MA. Educadora matemática, escritora, poeta, com premiações, comendas e participação em mais de 200 antologias de poesias, poemas, contos e crônicas. Autora de livros e organizadora de várias obras. Integra as seguintes academias: ALSPA; ALACAF; AILAP; AIAP; ALEART, AMCBA, ALMAS, ALEART, ALCASJR, Academia Maranhense de Ciências, Academia Hispano-Brasileira de Letras e Artes, e o Núcleo Artístico e Literário de Luanda-Angola.
AtividadeMesa-redonda 1
Data15/10/2025
Horário14h30 às 16h