Regras para os Resumos das Comunicações Orais
Para estudantes de graduação, especialização e mestrado, graduados e especialistas. É obrigatório ter um orientador com, pelo menos, o título de mestre para submeter a comunicação oral. Já os autores que possuem o título de mestre e doutor não são necessários a participação de orientador.
O resumo tem que ser digitado em português e conter o mínimo de 1.500 caracteres e o máximo de 3.000 caracteres com espaços. Organize o resumo de forma a incluir título, nome, pequena introdução, objetivos, metodologia e conclusão do trabalho, em Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples contendo cinco palavras-chave.
Observações
- Cada autor poderá enviar até 2 (dois) resumos;
- Para cada trabalho podem participar, 1 (um) autor (a) e até 3 (três) coautores, sendo que somente um apresentará o trabalho e essa escolha deve ser marcada no formulário;
- Em caso de coautoria, o Resumo deverá ser submetido apenas pela(o) autora(r) principal, que, no próprio procedimento de submissão, deverá indicar a(o) coautora(r).
- Para ter o trabalho aceito no evento e tê-lo, também, publicado em formato digital, todos os autores devem estar inscritos no evento.
Eixos Temáticos
Explicações sobre cada Eixo Temático
EIXO 1 – A prática pedagógica de mulheres professoras literatas.
O eixo objetiva reunir pesquisas, relatos e análises sobre a atuação pedagógica de mulheres que conciliam o exercício da docência com a autoria de obras literárias, abrangendo diferentes campos de produção: literatura científica; produção acadêmica e didática; produção religiosa; e literatura artística (romances, contos, poesias, crônicas, entre outros gêneros). Serão contemplados estudos que abordem: estratégias e metodologias de ensino desenvolvidas por essas professoras; práticas pedagógicas inspiradas ou fundamentadas em suas próprias obras; o impacto de suas produções no processo educativo; e a relação entre sua condição de mulher, professora e escritora na construção de saberes e discursos. Também se incluem investigações sobre experiências históricas e contemporâneas, em diversos níveis e modalidades de ensino, que evidenciem a contribuição dessas autoras para a educação e para a literatura.
EIXO 2 – Espaço editorial para as mulheres: exclusão, acesso e invisibilidade
Este eixo compreende pesquisas em andamentos e estudos concluídos de natureza interdisciplinares sobre aspectos que envolvem e dialogam com as seguintes temáticas: a sub-representação feminina nas equipes editoriais e nos cargos de liderança; a crítica literária e a recepção da obra de mulheres; a exclusão de mulheres do cânone literário e o impacto da percepção e do valor da produção feminina; o impacto das redes sociais e das plataformas de autopublicação como alternativas ao mercado tradicional; a representatividade e a importância de selos e editoras independentes focadas em mulheres; a exclusão de mulheres de minorias étnicas, raciais e LGBTQIAPN+ no cenário editorial; a invisibilidade das escritoras e a dificuldade de formação de um público leitor para suas obras; os estereótipos de gênero na literatura e a importância dos temas femininos.
EIXO 3 – Instituições literárias, científicas e acadêmicas: inclusão e visibilidade de mulheres professoras.
O eixo objetiva reunir discussões sobre a participação das mulheres nos espaços literários, científicos e acadêmicos. Assim, os trabalhos deverão contemplar: a produção e circulação literária, científica e acadêmica feminina, com ênfase na mulher professora; os processos de inclusão de mulheres nos diferentes campos literários; políticas de equidade de gênero nos espaços criativos; espaços formais e informais de produção e divulgação da escrita feminina; presença feminina nas instituições de pesquisa e ensino; participação feminina nos prêmios literários, científicos e acadêmicos; estratégias e táticas femininas na promoção do saber científico, acadêmico e literário; papel das instituições literárias, científicas e acadêmicas no desenvolvimento da produção e circulação das obras femininas.
EIXO 4 – A produção literária de mulheres professoras: tipologias, correntes e áreas.
O eixo tem por objetivo reunir pesquisas, relatos e análises sobre a produção literária de mulheres professoras: tipologias, correntes e áreas, visando evidenciar os campos da produção das literaturas, os obstáculos e superações encontrados por essas mulheres. As pesquisas em andamentos e estudos concluídos a serem apresentados, deverão trazer para a discussão as áreas contempladas por essas produções, quer seja na edição de livros e produção de artigos nos diferentes campos literários,científicos, acadêmicos e religiosos, quer seja em produções consideradas alternativas, por meio de suas variadas tipologias e correntes.
Templates Apresentação de Slides
Visando uma padronização das artes do evento, sem que haja distorção do material, ou seja, que seja esticado a ponto de perder sua estética e harmonia visual, e, tendo em vista que muitos participantes não fazem uso do Power Point para suas apresentações, e sim do Canva, Prezi, entre outras plataformas disponíveis, a Comissão Organizadora do evento disponibiliza, as artes originais que podem ser utilizadas para a formatação dos slides que serão utilizados pelo participante no dia a apresentação.
Artes do Evento em Canva
Para facilitar a divulgação dos participação, estamos disponibilizando a arte em canva, de forma editável para divulgação no feed do instagram e no whatsapp.